Diversão responsável

ARTE NÁUTICA

Os pilotos e proprietários de jets e lanchas devem compartilhar as vias navegáveis com outras pilotos, pescadores, nadadores, surfistas e esquiadores. Porém, todos nós temos a responsabilidade de respeitar os direitos comuns para uma diversão segura na água.

Um Curso de segurança náutica proporcionará as habilidades que você precisa para ser um proprietário de jet ou lancha seguro e cortês.

REGRAS DE COMPORTAMENTO NA ÁGUA

Direito de passagem

Siga estas diretrizes básicas para uma diversão segura e cortês na água:

  • Veleiros, navios comerciais e navios de pesca sempre têm o direito de passagem.
  • Permaneça à direita de outras embarcações ao se aproximar de uma embarcação em sua direção, de forma que ela passe do seu lado esquerdo.
  • Ao ultrapassar outro barco, faça-o pela direita ou pela esquerda, mas permaneça afastado.
  • Se você estiver prestes a cruzar com outro barco, a embarcação que estiver à direita tem o direito de passagem.
  • Reduza para permitir que o barco à direita continue o seu curso, em seguida passe atrás dele.
PicSeamanship5

Passando bombordo a bombordo

Quando se aproximar de outra embarcação a bombordo (lado esquerdo), você pode continuar normalmente.

PicSeamanship6

Passando estibordo a estibordo

Quando se aproximar de outra embarcação a estibordo (lado direito), você pode continuar normalmente.

PicSeamanship7

Encontrando proa a proa

Quando se aproximar de um barco pela proa, mantenha-se sempre a estibordo (lado direito).

Consciência

Tráfego na água. Verifique constantemente a existência de outras pessoas ao redor, especialmente próximo a você e fique atento para onde estão rumando antes de fazer uma volta ou cruzar uma esteira.

Saltar esteiras ou ondas. Se seu curso levá-lo a cruzar a esteira de outra lancha, certifique-se de que a sua visibilidade não esteja obstruída por aquela lancha. Permaneça longe o bastante atrás dela de forma que você possa ver se existe tráfego na sua direção.

Velocidade de operação. Siga os regulamentos locais sobre limites de velocidade, divulgados ou não. Em áreas congestionadas, reduza a velocidade.

 

Regras de comportamento na rampa de lançamento

Seja respeitoso e eficiente ao lançar seu jet ou lancha na água. Prepare o equipamento antecipadamente e realize todas as verificações de segurança antes de entrar na água. Faça o lançamento na água dentro dos prazos e em silêncio.

 

Ruído

Seja respeitoso com os proprietários das margens e com os outros próximos e na água. O ruído excessivo de um sistema de escapamento mal mantido ou modificado incomoda os outros e é ilegal em muitas áreas.

 

Meio Ambiente

Respeite as áreas ecologicamente sensíveis. Não derrame combustível ou óleo e não deixe lixo ou outros poluentes em locais indevidos. Seja sensível à vida marinha; a água é a casa deles.

DICAS PARA REBOCAR

Antes de pegar seu novo jet ou lancha Sea-Doo, certifique-se de estar confortável rebocando seu novo barco.

O primeiro passo é certificar-se de que você possui o engate correto no veículo de reboque. Você selecionará um engate da Classe I ou II, dependendo do modelo de lancha Sea-Doo escolhido. Verifique com o seu revendedor BRP qual o engate correto. Um estacionamento vazio é um ótimo lugar para aprender a rebocar a sua lancha. Pratique primeiro rebocar já que você deseja se familiarizar com o comprimento, peso e freio extras da combinação veículo/reboque. Assim que estiver confortável nesta fase, deverá estar pronto para praticar a marcha a ré. Use um dos espaços de estacionamento como uma rampa de lançamento fictícia e pratique colocar o reboque entre as linhas a partir de diferentes ângulos. Mais rápido do que imagina, você se familiarizará com esterçar ao contrário da direção para onde deseja que o reboque vá, evitando esterçar em excesso. Um método que muitas pessoas costumam usar colocar a mão da direção na parte inferior do volante e mover a mão para a direita para virar o reboque para a direita e vice-versa.

A primeira tentativa pode se acabar parecendo um "ziguezague", mas não se preocupe – nós todos temos de aprender e mesmo os especialistas nem sempre fazem certo na primeira vez.

Quando você estiver pronto para o primeiro lançamento, certifique-se de verificar se a rampa tem obstáculos ou perigos.

Deixe a lancha preparada antes de atingir a rampa (isto é, amarras removidas, bujões de drenagem colocados, todos os equipamentos necessários a bordo, ventoinha ativada) Na beira da água solte a correia da manivela, a corrente de segurança e o conector de luz com fio. No retorno, siga os passos ao contrário. Esteja ciente de que você está rebocando e então preferirá dar grandes voltas para evitar o meio-fio e os veículos do centro.

Não tenha receio de solicitar ao revendedor Sea-Doo algumas dicas para reboque. Eles estão preparados para ajudá-lo.

Então, o que você está esperando? Faça o lançamento do seu jet ou lancha e receba a sua parte da diversão proporcionada pela Sea-Doo!